20 de abril de 2017

Entenda porque Prison Break lançou a 5º temporada

Prison break 5º temporada

Você sabe porque Prison Break lançou a 5º temporada? O que a Netflix tem a ver com isso? Entenda os motivos, descubra a jogada de marketing, como surgiu a ideia, porque só tem 9 episódios, porque tanta ênfase na política islâmica e avalie se era necessário esse retorno depois de 8 anos que a 4º temporada acabou.

*SEM SPOILERS – Para quem assistiu até o 2º episódio da 5º temporada

Prison Break é um seriado eletrizante e totalmente imprevisível que conquistou fãs com a arte de surpreender. Quebrou clichês, finalizando a 4º temporada com o filme “The final break” (O resgate final), onde literalmente deu fim a trama fazendo o que não era comum, matando o personagem principal.

Michael Scofield morreu no final desse filme e arrancou muitas lágrimas de seus espectadores com a emocionante cena de seu enterro. O seriado encerrou em 2009 com um final tão convincente que ninguém esperava por uma continuação.

Eis então que 8 anos depois estreia a 5º temporada e o que ninguém sabia era que Michael estava vivo. Mas como? Não havia ficado dúvidas de sua morte, quais argumentos seriam capazes de sustentar esse inesperado retorno?

Os 9 episódios são de tirar o fôlego, começam por situar o espectador ao novo cenário. Michael ressurge na trama como prisioneiro para variar, dessa vez em uma prisão no Iémen, país árabe que se encontra no auge de uma terrível guerra civil, sob a identidade de um terrorista chamado Kaniel Outis.

Dentro desse panorama internacional, Michael não decepciona ao arquitetar sua fuga, claro tem que ter fuga com muita engenhosidade. Repleto de artimanhas abusa dos enigmas, e dos diálogos entrelinhas, em um estilo Dan Brown, enquanto Lincoln decifra cada pista com uma agilidade típica de Sherlock Holmes.

No entanto, a questão aqui não é dar spoilers e nem fazer resenhas. Vamos entender alguns pontos:

Porque criaram a 5º temporada de Prison Break?


Prison break conquistou novos fãs através do serviço de streaming da Netflix. A crescente audiência do seriado teve grande relevância para o retorno da série. A grande jogada de marketing foi produzir conteúdo novo para atrair aqueles que já gostavam enquanto conquistavam a audiência dos novos fãs.

Mesmo que o seriado tenha sido encerrado á anos, ele tinha todos os pilares para sustentar uma continuidade. Ainda era possível atrair os fãs com os elementos que os fidelizaram desde a primeira temporada. Basicamente a fórmula se resume em: Um suposto crime + Prisão + Plano de fuga + Perseguição + Conspiração + Reviravoltas. O desafio, no entanto era dar uma explicação plausível para Scofield ainda estar vivo e inovar com algum elemento ainda não visto na história.

Como surgiu a ideia de voltar a gravar Prison Break?


Em 2014 os atores Wentworth Miller e Dominic Purcell que interpretam os irmãos Michael Scofield e Lincoln Burrows foram convidados a participar do seriado “The flash”, onde atuariam juntos pela primeira vez após o termino de Prison Break em 2009.

Em um dos intervalos das gravações, ambos tiveram uma conversa nostálgica e cogitaram a possibilidade de dar sequencia ao consagrado seriado. Foram até a FOX e descobriram que a ideia também estava sendo cogitada junto a Paul Scheuring (criador da série). Uma vez que a audiência proveniente da Netflix estava alarmante era preciso aproveitar esse cenário e assim nasceu a 5º temporada.

Porque a 5º temporada exibe uma visão política envolvendo o Estado Islâmico e o terrorismo?


Essa é a estratégia, a grande sacada que tem por objetivo diferenciar a 5º temporada das últimas. A ideia é desconcertar aquele público que estava acostumado com o enredo original, baseado em fugir da polícia e posteriormente do governo. Dessa vez, a audácia da série foi alem, onde não basta fugir da prisão, o problema vai ser conseguir sair de um país em guerra.

Mas porque a 5º temporada só tem 9 episódios?


O número de episódios encomendados pela FOX, costumava ser de aproximadamente 22 por temporada e dessa vez são apenas 9. Isso porque em 2005, ano que estreou a 1º temporada, o formato mais utilizado para as produções televisivas era algo em torno de 20 episódios anuais.

Dez anos depois, o formato foi revisto e adaptado para algo em torno de 10 episódios. Á que se considerar também a agenda dos personagens principais que não teriam disponibilidade para gravar mais episódios.

Era necessário a 5º temporada de Prison Break?


No âmbito da trama não. A história foi muito bem contada em “The final break” não deixando brechas e linhas soltas. Porém se partirmos do princípio empresarial, com a relevante audiência da série na Netflix, porque não aproveitar a oportunidade e crescer ainda mais?

Um retorno desses é algo épico e possível de gerar muita audiência usando as estratégias certas de marketing. E foi isso que fizeram, o marketing da 5º temporada começou a vigorar pelo menos um ano antes da estreia. Pequenos e inocentes releases eram soltos na internet gerando burburinhos e muita ansiedade. Você pode não ter notado, mas a 5º temporada conquistou os fãs bem antes de ser lançada.

Para o deleite dos fãs o desafio foi lançado e a esperança é de que a 5º temporada não decepcione por ter literalmente desenterrado os mortos e surpreenda com um desfecho realmente convincente.


Esse post pertence as seções:
 “SERIADOS Acompanhe com Luana Marili”

“MARKETING Descubra com Luana Marili”.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

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