24 de maio de 2017

Trajetória da Barbie – Como se tornou a boneca mais famosa do mundo?

Trajetória da Barbie
Crédito da imagem: Mattel (Modificado)
Você consegue imaginar porque a Barbie se tornou a boneca mais famosa do mundo? Conheça a trajetória dos 58 anos dessa criação que se tornou ícone mundial.

Responda rápido:

  Quem criou a boneca Barbie?     
Qual o significado do nome Barbie
Porque o Ken foi criado para ser namorado da Barbie? 
Se você não sabe essas respostas esta no lugar certo! E se você respondeu as perguntas vai adorar o que vem pela frente.

Ícone de beleza, referência de muitas gerações, a Barbie é a boneca mais conhecida e adorada do mundo. Sua trajetória vai da representação da mulher como loira e magra até a diversidade de etnias e características físicas. 

De princesa, fada e sereia á 180 profissões.

Nesse artigo você vai descobrir:

      Quem criou a Barbie
      Família, animais de estimação e amigos da Barbie
      Casas e carros da Barbie
      Esportes que a Barbie praticou
      Profissões da Barbie
      Sites e redes sociais da Barbie
      Trajetória da Barbie
      Barbie Referência de moda
      58 anos de Barbie – A Boneca mais famosa do mundo
      Legado de Ruth Handler

Continue lendo para entender um pouco mais da trajetória da Barbie.

Quem criou a Barbie?


A norte-americana Ruth Handler foi a consagrada idealizadora da boneca e teve essa inspiração ao observar sua filha brincando.

Na década de 50 havia muita resistência em relação a brinquedos terem características adultas porque eram consideradas conotações sexuais. As bonecas eram, portanto representações de crianças e bebês. Não satisfeita, AA filha de Ruth criava bonecas de papel e caracteriza-as como adultas.

Em 1959 Ruth e seu marido Elliot Handle (um dos fundadores da Mattel) viajaram para a Europa onde ela descobriu a Bild Lilli. Uma boneca que representava uma personagem de quadrinhos pornô alemão.

Bonecas Bild Lilli
Crédito da imagem: Blog Quase loucas

Foi a inspiração perfeita para que Ruth criasse sua própria boneca com a ajuda do designer Jack Ryan e a nomeasse de Barbie em homenagem a sua filha Barbara Millicent RobertsA primeira versão vestia um maiô listrado de preto e branco.

Legenda: Barbara Handler – a Barbie real
Crédito da imagem: Blog Barbie Listholland


Família, animais de estimação e amigas da Barbie


Namorado: Em 1961 foi a vez de Ruth criar o “Ken Carson” e apresenta-lo como namorado da Barbie. O nome é em homenagem ao seu filho Kenneth Handler.

Legenda: 1º boneco do Ken - 1961
Crédito da imagem: Kensklub

Irmãs (o) da Barbie: Em 1964 nasceu sua irmã caçula Skipper e em 1966 os gêmeos Tutti e Todd.

Legenda: Tutti e Todd
Crédito da imagem: Vectis via Blog Mundo encantado da Barbie

Em 1990 Stacie, 1995 Kelly e 1999 Krissy.

Legenda: Barbie, Skipper, Stacie e Kelly
Crédito da imagem: Farm6/Flickr via Blog Hiveminer

Porém as irmãs foram reduzidas a apenas 3, sendo Skipper, Stacie e Chelsea que em 2009 entrou no lugar da Kelly.

Amigas da Barbie: em 1963 surgiu sua primeira amiga conhecida como “Midge” para os americanos e “Viky” para os brasileiros. Em 1968 Christie (primeira amiga afrodescendente), 1988 Teresa. Em 1997 Becky (primeira amiga paraplégica), 2004 Summer, 2006 Nikki, 2007 Raquelle e 2009 Grace.

Legenda: Christie, Midge e Becky – amigas da Barbie
Crédito da imagem:: Blog Fashion Doll Guide/

Animais de estimação: Barbie tem aproximadamente 12 cavalos, 21 cachorros, 6 gatos, 3 pôneis, 1 chimpanzé, 1 panda e 1 zebra.

Casas e carros da Barbie


A primeira casa da Barbie foi criada em 1961 chamava “Dream House” (Casa dos Sonhos) e era composta apenas de quarto e sala de estar feitos com um papel duro.
Em 1962 Barbie recebeu seu primeiro carro um modelo Austin Healy. Depois vieram os carros conversíveis cor de rosa. Em 1970 recebeu um trailer, em 1990 uma Ferrari.

Legenda: Dream House e Austin Healy da Barbie em 1962
Crédito da imagem: HubPages

A partir do ano 2000 Barbie recebe eletrônicos como celular e computador. No decorrer dos anos surgiram casas mais modernas e em 2017 a Mattel lançou a Hello Dream House, uma casinha de bonecas que atende comandos de voz como abrir a porta e acender as luzes.


Legenda: Dream House 2017
Crédito da imagem: Mattel

E o carro SUV, um modelo com quatro assentos, o que é bem diferente já que a linha possui muitos conversíveis. Tem o teto aberto para facilitar na hora de colocar os bonecos nos cintos de segurança.

Legenda: Carro SUV da Barbie 2017
Crédito da imagem: Mattel


Esportes que a Barbie praticou


Ao longo da trajetória Barbie praticou diversos esportes, entre eles, atletismo, ginástica, futebol, patinação no gelo, natação, skate, artes marciais, judô e vôlei de praia.

Legenda: Barbie esportes
Crédito da imagem: Mattel

Profissões da Barbie


Ao longo desses 58 anos de trajetória a Barbie teve 180 carreiras.

Legenda: Evolução das carreiras da Barbie
Crédito da imagem: Mattel

Confira algumas ocupações:

Advogada, american Idol, arquiteta, artista, astronauta, atleta, babá, bailarina, bombeiro, cabeleireira, caixa de doces de see's, caixa do mc´donald's, cantora pop, cientista, chefe de cozinha, chefe de TV, cirurgiã, comissária de bordo, comissária de bordo, corredora de fórmula 1, cozinheira de TV, dentista, designer, detetive, embaixadora da paz mundial, empreendedora, enfermeira, engenheira de informática, estilista de animais de estimação, estilista de casamento, executiva de negócios, fashion designer, fotógrafa.

Legenda: Profissões da Barbie - Parte 1
Crédito da imagem: Zupi

Garçonete, ginasta, instrutora de aeróbica, instrutora de natação, jogadora de tênis, líder de torcida, major league baseball, maquiadora, médica, mergulhadora, miss América, modelo de moda, nadadora olímpica, NASCAR drive, noticias âncora, oficial da frota estelar, oficial da marinha dos EUA, oficial do corpo de fuzileiros navais dos EUA, oficial do exército dos EUA, paleontóloga.

Legenda: Profissões da Barbie - Parte 2
Fontes: Mattel e Newsyac

Paraquedista, pediatra, piloto de avião da força aérea dos EUA, pizzaiola, policial, Presidenta dos EUA, produtora, professora de artes – dança- espanhol – natação e primário, salva-vidas, scube diver (unidade de limpeza), secretária, super-heroínas da dc comics, vaqueira e veterinária.

Sites e redes sociais da Barbie


O Site da Barbie esta no ranking infantil como os cinco primeiros que tem mais acessos.
A Barbie possui blog, canal no youtube e as redes sociais: instagram, twitter, facebook com 7 milhões de amigos e tinha até linkedin com mais de 1.000 seguidores.

Trajetória da Barbie


1959 lançamento oficial pela Mattel em 09 de março. Aconteceu em Nova York, durante uma Feira Anual de Brinquedos. Foi o início da trajetória da boneca.
1965 as bonecas receberam pernas flexíveis que as permitiam sentar e facilitava na troca das roupinhas.
1971 surgiu a Barbie Malibu, numa versão bronzeada, com os cabelos bem claros, remetendo a uma boneca praiana.
1976 a boneca se tornou atleta olímpica.
1980 foi lançada a coleção étnica onde a Barbie aparecia vestindo roupas típicas de países África do Sul, Brasil, Chile,França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Jamaica, México e Nigéria. Um total de 40 nacionalidades. 

Legenda: Barbie nacionalidades
Crédito da imagem: Mundo.com

1984 foi lançado o primeiro jogo da Barbie, desenvolvido junto a Epyx era um jogo para Commodore 64.

1987 a Mattel produziu o primeiro desenho animado da boneca “Barbie: a Estrela do Rock que teve dois episódios.

1991 a Mattel junto com a Marvel Comics venderam 63 edições de gibis infantis da Barbie. A tiragem durou 5 anos.

Legenda: Gibis da Barbie na década de 90
Crédito da imagem: Comicvine

1992 surgiu a “Totally Hair Barbie” que tinha cabelos longos, até os pés. Foi o modelo mais vendido. Nesse mesmo ano Barbie se candidatou à presidência dos Estados Unidos.
1996 “Barbie Fashion Designer” foi o software mais vendido no mundo todo, um jogo para computador.
1999 Encenou como convidada no filme “Toy Story 2” e em 2010 em “Toy Story 3”.
2000 A boneca ganha seu primeiro umbigo e participou da Olimpíada de Sydney e representou 17 modalidades em vários países.
2001 lançou seu primeiro filme “Barbie em O Quebra Nozes”. A Mattel escolheu Kelly Sheridan para interpretar a voz da boneca e a moça permaneceu no restante dos filmes. Em 2017 já são 35 filmes transmitidos na televisão e vendidos em DVD´s.

Legenda: Dvd Clássicos da Barbie
Crédito da imagem: De.fanpop

2002 a Barbie foi imortalizada ao deixar as marcas de suas mãos e pés na Calçada da Fama em Hollywood.
2004 Barbie e Ken se separam e causam um reboliço nas mídias do mundo todo.
O Brasil recebeu a 1º Convenção Brasileira de Colecionadores de Barbie onde 200 pessoas compareceram. Existem aproximadamente 100 mil colecionadores de Barbie no mundo, sendo 800 no Brasil.
A maior colecionadora, porém é uma alemã chamada Bettina Dorfmann que possui 15.000 bonecas e entrou para o Guinness Records. Sua coleção é estimada em aproximadamente R$ 650.000.

Legenda: Bettina Dorfmann
Crédito da imagem: Metro.co.uk

2006 no Brasil a cantora Kelly Key lançou outra versão para a música “Barbie Girl” que fez bastante sucesso.
2007 foi lançada a boneca mais cara do mundo que hoje vale US$ 302.000. Confeccionada pelo designer de joias Stefano Canturi, a Barbie veste um colar de diamantes branco (três quilates) com uma peça de diamante australiano rosa (um quilate), alem de um anel com diamante rosa. Foi vendida em 2010 e o valor arrecadado foi doado ao Breast Cancer Research Foundation para pesquisas de câncer de mama.

Legenda: Barbie Stefano Canturi
Crédito da imagem: Top10mais

2009 Mattel inicia a coleção “Barbie Fashionista” com seis bonecas. O diferencial é que as bonecas possuem doze pontos de articulações pelo corpo (pulsos, cintura, braços, joelho e pernas).

Legenda: Coleção Barbie Fashionista – Mattel
Crédito da imagem:: divulgação Mattel (Modificado)

2012 lançou “Barbie: Life in the Dreamhouse  uma série do desenho animado (que hoje é transmitido pela Netflix), uma temporada com 12 episódios que conta o dia a dia da Barbie, Ken, Skipper e suas amigas em uma cidade onde só moram bonecos.

2013 lançamento da coleção “Barbie Style”, a partir desse ano as novas bonecas voltam a ter o corpo fixo e não possuem mais articulações.

2015 Inicio da “Barbie Vlog” uma série formada por videoblogs fictícios da Barbie.

2016 Começa a “Barbie: Dreamtopia” uma série protagonizada por uma das irmãs da Barbie, a Chelsea.
E a coleção “Barbie Fashionista” faz história lançando bonecas em 3 formatos de corpo sendo, alta, baixa e curvilínea.

Barbie Referência de moda


Ao longo da trajetória a Barbie foi representada por mais de 75 grifes, entre elas Chanel, Giorgio Armani e Gucci e Dior. Ao completar 50 anos (em 2009) foi homenageada na Semana de Moda de Nova York.
Foram criados para a boneca e seus amigos mais de 1 bilhão de modelos de roupas e mais de 1.000 pares de sapatos.

58 anos de Barbie – A Boneca mais famosa do mundo


Após o lançamento em 1959, Barbie foi nomeada a boneca mais famosa e consequentemente a que dava mais lucro para a Mattel. O lucro adquirido beirava 500 milhões de dólares. A empresa entrou no ranking das 500 maiores empresas dos EUA.
Hoje, a Barbie é vendida em mais de 150 países, representa 45 nacionalidades e possui 180 carreiras.
Em quatro décadas foram vendidas mais de 1 bilhão de Barbies (uma a cada 10 segundos), sem dúvidas a boneca trilhou uma trajetória de sucesso.

Legado de Ruth Handler

Ruth inovou ao apresentar ao mundo uma boneca com aparência adulta que tinha uma vida bem próxima da realidade. Com namorado, um guarda-roupa completo, casa, carro e carreira. Na década de 50 não existiam essas representações em formato de brinquedos.

Legenda: Ruth Handler idealizadora da Barbie
Crédito da imagem: Pop culture

Ruth faleceu em 2002 aos 85 anos deixando um legado. A Barbie é um clássico capaz de inspirar mulheres de todas as idades.

Eu (Luana) amo a Barbie e já contei aqui no Blog como ela me inspira em: Ser Barbie - Uma filosofia de vida. Se você ainda não viu é só clicar no link.

Ainda tenho muito para contar sobre essa boneca incrível, mas para não estender ainda mais esse post, confira a continuação em: Evolução da boneca Barbie - Conheça os principais modelos.

Gostou do post?

Comente, Compartilhe, Recomende no G+ e se inscreva no blog.


OBS: As imagens utilizadas de terceiros foram devidamente linkadas para o site de origem. Confira o link nos créditos presente na legenda de cada imagem.

Fontes consultadas devidamente linkadas para o site de origem de seus autores:
           
Esse post pertence a seção:
“BARBIE” Seja fã com Luana Marili.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

★Postagem em destaque★

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

★Mais lidas da semana★