10 de maio de 2017

A verdade sobre não gostar de comemorar o aniversário



A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 1
Crédito da imagem: GNT (modificado)
Você finalmente vai descobrir toda a verdade por trás das comemorações de aniversário. Porque as pessoas não gostam de comemorar? Vamos desvendar esse mistério.

“É misterioso e incrível como toda véspera de aniversário se torna um tormento. Me sinto tão nostálgica, reflexiva, angustiada...

Meu aniversário esta chegando e agora?

Não sei se fico feliz ou desesperada. É claro que agradeço por mais um ano de vida, mas verdade seja dita, também se trata de um ano a menos para se viver.
Esse ano o que vou fazer no meu aniversário? Não sei se convido a galera para comemorar ou se fico na minha. Nem sei se quero comemorar. A verdade é que não gosto dessas datas.
É meu dia e eu que tenho de providenciar tudo, a festa, a decoração, as comidas, o bolo. O aniversariante é o que tem mais trabalho e menos se diverte. Tá certo isso produção?
Será que é egoísmo gastar comigo mesma, fazer um passeio, quem sabe viajar no final de semana?
E quem disse que sou obrigada a comemorar, posso ignorar a data e seguir com minha vida sem represálias. Eu posso não é?”

Você já se sentiu assim?

Fazer aniversário e ser pressionada a comemorar é exaustivo não é verdade?

A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 3
Crédito da imagem: Cachorro gato

Aniversário é uma fase de balanço que conduz as pessoas a refletirem sobre como estão levando a vida. É um paradoxo entre um ano a menos ou a mais de vida.
É um evento que envolve muitas questões. Veja o que você vai descobrir ao continuar lendo esse artigo:

·   Qual o significado de fazer aniversário
·   Quantas pessoas fazem aniversário no mesmo dia que você
·   Os costumes da cultura de aniversário: o que significa o bolo, velas, balões e presentes
·   5 motivos pelas quais as pessoas não gostam de comemorar o aniversário.

Se você esta em busca da verdade e quer entender todo esse mistério, continue lendo.

Qual o significado do aniversário?


A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 2
Crédito da imagem: Amino


O aniversário é a repetição anual do dia e mês em que algo aconteceu ou que alguém nasceu. Sendo assim a cada aniversário você fica um ano mais velho, óbvio, mas vamos refletir um pouco além.

Fazer aniversário significa que você completou mais uma volta em torno do Sol e nesse dia o planeta estará no mesmo ponto da órbita solar onde estava quando você nasceu.

Nesse exato momento eu (Luana) já viajei de carona com a Terra 24.34029945252 bilhões de km e já vivi 311 meses. Descubra quantos quilômetros você já viajou ao redor do Sol desde o dia/hora que nasceu através do Hodômetro para Terráqueos, uma calculadora interativa muito legal criada pelo Prof. Dulcidio Braz Júnior do blog Física na veia.

Com tantas viagens percorridas é natural que essa data tenha um forte impacto na vida das pessoas, onde uns amam e outros odeiam.

Nem todo mundo gosta de comemorar mais uma volta em torno do Sol. Sabem que não são os únicos a completar mais um ano nesse dia e não gostam de comemorar. E de fato não são! Vamos descobri mais a seguir.


Quantas pessoas fazem aniversário no mesmo dia que você?


A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 5
Crédito da imagem: Blog Via tarot

Já parou para pensar nisso?

Quantas pessoas você conhece que faz aniversário na mesma data que você?
Eu diria que pelo menos uma. Mas quantas são considerando o mundo todo?


“Se há 23 pessoas reunidas, há 50,7% de chance de que ao menos duas dessas pessoas façam aniversário no mesmo dia. Para 60 ou mais pessoas, a probabilidade é superior a 99%”.

Eu (Luana) nasci no dia 10 de maio (sim, hoje completo 26 voltas completas ao redor do Sol) e divido essa data com aproximadamente 333.980 pessoas em todo o mundo, sendo 9.184 no Brasil.

Você também pode descobrir com quantas pessoas compartilha sua data de aniversário através da ferramenta Population.io.

Com base nesses dados não é difícil imaginar porque muitas pessoas não sentem que o aniversário é uma data única e especial. Existe uma certa aversão pela pratica anual de tantos clichês que envolve essa temática.  


Os costumes da cultura de aniversário: o que significa o bolo, velas, balões e presentes?


A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 6
Crédito da imagem: Homes punhe earth

« Origem da comemoração


A palavra aniversário tem origem latina, é a união das palavras “annus” (ano) e “vertere” (voltar) e significa “aquilo que volta todos os anos”.

Segundo Ralph e Adelin Linton antropólogos e autores do livro “The Lore of Birthdays” (A sabedoria dos aniversários), o costume de se comemorar os aniversários surgiu no Egito antigo por volta de 3000 A.C

As comemorações entre os egípcios, gregos e romanos eram restritas ás classes sociais superiores como faraós, deuses e imperadores.

Na Idade média o costume chegou á Alemanha, os camponeses começaram a comemorar os aniversários dos seus filhos e a prática se alastrou pelo mundo todo.

Na verdade antigamente o objetivo da comemoração era proteger as pessoas dos espíritos malignos e assim garantir que tivessem um ano bom. Hoje as festas são apenas para celebrar mais um ano de vida.

« Bolo de aniversário


A origem do bolo veio da antiga Grécia, onde era feito um culto para homenagear Artemis, Deusa da caça. O bolo redondo representava a lua, forma que a Deusa se caracterizava. E dividir o bolo entre os amigos representa união para afastar a morte.  

« Velas de aniversário


Representam proteção espiritual e simbolizam a passagem que ocorre entre a vida e a morte.

« O canto “Parabéns á você”


Uma adaptação da música “Good Morning to all” criada pelas americanas Mildred  Patricia Hill em 1875 deu origem ao “Parabéns á você” em 1924. A versão brasileira pertence a paulista Bertha Celeste criada em 1942.

« Bexigas


Prepare-se para nunca mais ver as coloridas e adoráveis bexigas com os mesmos olhos!

Os balões foram os primeiros brinquedos das crianças, porém naquele tempo eram feitos de intestinos e tripas de animais mortos inflados com ar. Minha nossa, eca eca eca.


« Presentes de aniversário


Surgiram na Idade Média com o intuito de afastar espíritos maus em torno do aniversariante. Com a oferta de presentes e comidas, acreditava-se atrair os bons espíritos e assim proteger o aniversariante.


Munidos do real significado dos costumes em torno da comemoração do aniversário, vejamos a seguir porque muitos não gostam de comemorar essa data.


5 motivos pelas quais as pessoas não gostam de comemorar o aniversário


A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 8
Crédito da imagem: Tão feminino

Segundo uma matéria publicada no Delas Portal do IG, o Alejandro Klein, professor do Instituto de Psicologia da USP, define:

“Aniversário é parte de uma construção cultural de nossa sociedade. A data é importante para o estabelecimento da biografia, ou seja, da organização de nossa vida em uma ordem cronológica”.

A data é importante, mas nem todos gostam de fazer aniversario, por 5 razões que explicarei melhor a seguir.

1º Nostalgia da véspera de aniversário
2º Incompreensão em comemorar a data de nascimento
3º Síndrome de envelhecer
4º Condições econômicas e sociais
5º Sucessão de acontecimentos constrangedores


    1º Nostalgia da véspera de aniversário


A verdade sobre não gostar de fazer aniversário 9
Crédito da imagem: Sair da depressão

Para aqueles que não gostam de fazer aniversário o tormento começa logo na véspera. Um turbilhão de emoções invade sua mente e você não consegue ficar feliz por saber que logo ficará mais velho.

Começa a pensar nas promessas que fez a si mesmo e que em poucas horas irão vencer sem serem concluídas. Sente-se angustiado, um pouco frustrado e assustado.

O aniversário esta ligado ao núcleo da personalidade do individuo, esse núcleo, também conhecido como ego, é responsável pelos medos.

Sendo assim a data de aniversário pode representar o medo de não ser bem aceito e amado com o medo oriundo da percepção de ter um ano a menos de vida.

2º Incompreensão em comemorar a data de nascimento

                                       Crédito da imagem: Blog do cachorro

Existe uma grande rejeição em aceitar que a data de nascimento é motivo para ser comemorada. É aceitável ser parabenizado por conquistas, mas algumas pessoas enxergam esse período como uma perda. Mais um ano de vida que se vai.

Qual o sentido em se comemorar a quantidade de anos em que estamos vivos? 

Analogias de gratidão á vida, a parte, a reflexão aqui se dá no âmbito de estranhar a comemoração do nascimento anualmente. É como se fosse perdendo o sentido conforme vamos ficando mais velhos, é repetitivo e monótomo.

Talvez seria melhor se a comemoração se desse por décadas, 10 anos justificaria um marco digno de se festejar. 


3º Síndrome de envelhecer


                                   Crédito da imagem: Mensagem de aniversário


A CEO da Academia da Coragem Teresa Marta escreveu o artigoFestejar o nosso aniversário faz-nos (mesmo) sentir melhor para a Lifestyle onde diz que:

“O nosso cérebro detesta o caos e previne-se, organizando a nossa vida em unidades de tempo bem determinadas. A divisão temporal em décadas é uma forma de estabelecer ordem cronológica e criar uma escala onde vamos arrumando os acontecimentos da nossa vida”

Essa organização estabelece os princípios de certo e errado em cada idade.
“Assim, cada década tem associado determinados pressupostos culturais, sociais e familiares, que devemos cumprir para nos sentirmos integradas e aceitos”.

A síndrome de envelhecer se dá com o peso que cada ano representa na década em que se esta inserido. Não se trata necessariamente do medo de ficar mais velho, mas sim, das consequências e responsabilidades que tendem a significar mais.

4º Condições econômicas e sociais




        
Crédito da imagem: Tão feminino


Fatores determinantes que podem definir se uma pessoa gosta ou não de comemorar seu aniversário são as condições em que estão inseridas na sociedade.


É divertido e prazeroso festejar essa data quando estamos munidos de autoestima e saúde. Quando pertencemos a um grupo social repleto de amigos e familiares. E se temos condições financeiras para dar uma festa, viajar, passear ou nos presentear com qualquer ato de consumo.


Porém é natural não sentir vontade de comemorar o aniversário em um cenário inverso. Doente, frustrado consigo mesmo ou desanimado. Sem amigos, sem família e sem dinheiro. Se a data coincidir com um acontecimento fatídico ou se a pessoa não se sentir bem com a idade que vai completar.

5º Sucessão de acontecimentos constrangedores



       
Crédito da imagem: M de mulher


Verdade seja dita comemorar o aniversário pode ser uma grande cilada em vários aspectos. É uma gama de costumes e obrigações sociais que não te agrada e mesmo assim você aceita. 

Para se sentir parte do grupo ou para agradar a maioria muitos passam por um ritual de constrangimentos que termina com você rodeado de adultos batendo palminhas e cantando “Parabéns para você”.

Eis toda a verdade por trás de não gostar de fazer aniversário.

A comemoração do aniversário é cultural e histórico, por conta disso a sociedade nos impõe diretrizes para que todos façam as coisas da mesma forma. 

Independente de gostar ou não de comemorar, o importante é você estabelecer como gostaria de passar por essa data. Ignore o que os outros vão pensar ou falar, faça somente aquilo que gosta, afinal, é o seu dia. Dia de ser feliz e de se sentir feliz.

E você gosta de comemorar seu aniversário? Diga a verdade heim. Comente. Compartilhe, Recomende no G+ e se inscreva no blog.


OBS: As imagens utilizadas de terceiros foram devidamente linkadas para o site de origem. Confira o link nos créditos presente na legenda de cada imagem.


Esse artigo pertence a seção:
Comportamentos - Entenda com Luana Marili.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

5 comentários:

  1. Também nao gosto de comemorar aniversário e achei muitíssimo interessante o esclarecime sobre o significado do aniversário, nunca havia pensado nisto.
    Parabéns pelo artigo.
    Tadeu.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal , só estranhei mais ainda o fato de eu também ter nascido em 10 de maio

    ResponderExcluir
  3. Gosto do dia De para fazer um balanço, prezo o silêncio e festa social detesto.
    No dia seguinte estou sempre muito alegre pq compreendo que tenho +1 dia, iniciei +1 ciclo.tanto que sempre digo que aos 16 de agosto eu início uma nova idade.
    No próximo dia 17 de agosto (2018) início os 63. É esta a minga perspectiva.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que existem outras pessoas, assim como eu, pudessem tirar o dia do aniversário do calendário, o faria. É muito chato!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre me axei anormal por nao ter o dia de aniversario como de muita explosao,sempre gostei de coisas muito simples e calmas. Obrigado pelo artigo!

    ResponderExcluir

★Postagem em destaque★

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

★Mais lidas da semana★