5 de julho de 2017

Barbie um case de sucesso, descubra qual o segredo da Mattel

estratégia de marketing Barbie

Quando falamos em cases de sucesso aposto que Barbie não vem á sua cabeça. Agora virá. Conheça 6 estratégias de marketing que revolucionaram o ciclo de vida da boneca mais famosa do mundo.

Ruth Handler era sócia cofundadora da Mattel e tinha um espírito empreendedor regado a muita visão de marketing. Revolucionou a história dos brinquedos ao criar a boneca Barbie na década de 50. 


Agora vou contar quais foram as principais estratégias de marketing usadas pela Mattel nos últimos 58 anos.

1º Ciclo de vida da Barbie – Introdução do produto


Como todo início é difícil com Ruth não foi diferente e colocar a boneca Barbie no mercado foi um desafio. No primeiro momento a ideia não foi bem aceita e a expectativa era de fracasso.

Imaginem apresentar uma boneca com aspecto adulto, em uma década onde só era aceito que as crianças tivessem bonecas em formato de bebes.

Era uma época em que a sociedade não aceitava mudanças, em que as garotinhas eram educadas para serem mães e donas de casa e que brinquedos com qualquer tipo de conotação sexual eram rejeitados.

Estratégia de marketing da Barbie 1: criação de uma boneca inovadora.



Ruth quebra esses parâmetros obsoletos ao acreditar em sua criação e apresentar ao mundo um projeto inovador: uma boneca que remetesse a vida real. 

estratégia de marketing Barbie 1
Barbie e embalagem criada em 1959
Crédito da imagem: V&A Museum of Childhood


Objetivo da Barbie: a intenção era que as crianças pudessem ter escolhas e ser o que quisessem. Para inspirar as garotinhas a Barbie tinha um corpo jovem e cabelos compridos.

Ganhava cada vez mais estilos de roupas e acessórios que acompanhavam a moda daquela época. Alem de ter namorado, amigas, irmãos, casa, carro e profissão. Foi a revolução dos brinquedos!

2º Ciclo de vida da Barbie – Crescimento do produto.


Com tantas mudanças a Barbie começou a ser alvo de críticas e polêmicas. Acusaram Ruth de comprometer a infância das crianças as projetando para uma vida adulta e precoce.

A boneca foi vista como um símbolo sexual impróprio para crianças e muitas mães se recusaram a comprar.

Estratégia de marketing da Barbie 2: Expandir a linha de bonecos.


A solução adotada para desmistificar a polêmica foi tirar um pouco do foco da Barbie expandindo a linha.
Ruth lançou o boneco “Ken Carson” e o apresentou como namorado da Barbie. Mais uma vez inovou criando um boneco representando um homem em fase adulta.

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Barbie e Ken 1961
Crédito da imagem: Ebay


Lançou a primeira amiga de Barbie, “Midge”.


estratégia de marketing Barbie
Crédito da imagem: Blog Fashion Doll Guide


Aderiu a diversidade lançando Becky, a primeira amiga paraplégica da Barbie criada para refletir a diversidade do mundo real.


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Beck 
Crédito da imagem: Mundo.com


Depois aumentou a família da Barbie criando seis irmãos: Skipper, Stacie, Kelly, Krissy e os gêmeos Tutti e Todd.

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Tutti e Todd Roberts
Crédito da imagem: BDCwire


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Barbie, Skipper, Stacie, Kelly e Stacie.
Crédito da imagem: Comicvine


3º Ciclo de vida da Barbie – Maturidade do produto.


Os primeiros modelos da boneca foram vendidos a 3 dólares e no primeiro ano a Mattel vendeu 351 mil exemplares.

Em poucos anos a boneca alcançou plena aceitação dos compradores e os lucros se estabilizaram.

Foram vendidos 120 milhões de exemplares por ano em diversos países e a Barbie se tornou a boneca mais famosa do mundo.

Veja a estratégia usada para que as vendas não caíssem.

Estratégia de marketing da Barbie 3: Criação de novos cenários


Princesas, sereias e fadas eram pouco para a Barbie.

Para que a boneca não caísse no esquecimento e nem perdesse a graça, foram criadas diversas personificações para o produto.

A Barbie teve várias etnias e foi inserida em muitos cenários para que as crianças pudessem escolher entre esportes e carreiras.

Alem disso, houve o lançamento de modelos limitados para colecionadores.

·        Tática Nacionalidades: ao longo dos anos a Barbie foi representada em 40 nacionalidades para que as crianças pudessem aprender mais sobre cultura e tradições.

·        Tática Profissões: a Barbie tem 180 profissões, entre elas astronauta, salva vidas, piloto de avião e oficial do exército dos EUA.
Isso porque a Mattel deu ouvidos as reclamações de garotinhas que estavam cansadas de não terem as mesmas opções que os meninos. Muitas não queriam brincar de casinha, elas queriam explorar todas as opções.

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Barbie profissões
Crédito da imagem: Shepher



·        Tática esportes: Barbie pratica vários esportes e lutas para incentivar as crianças a terem hábitos de vida saudáveis.

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Barbie esportes
Crédito da imagem: Mercado Livre


·        Tática Itens de colecionador: A Barbie representou grandes celebridades e ícones clássicos do cinema. Essas bonecas foram criadas para os adultos que gostam de colecionar e podem custar até R$ 3 mil.

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Coleção Mágico de Oz
Crédito da imagem: Luana Marili (arquivo pessoal)


Estratégia de marketing da Barbie 4: 50 anos da boneca


Em 2009 a Barbie completou 50 anos e aconteceram vários eventos e exposições ao redor do mundo. No Brasil teve o “Museu da Barbie” uma exposição que aconteceu no Shopping Cidade Jardim na cidade de São Paulo. 

Luana na entrada do museu da Barbie em 2009
Luana na entrada do museu da Barbie em 2009
Crédito da imagem: Luana Marili (Arquivo pessoal)


Luana dentro do museu da Barbie em 2009
Luana dentro do museu da Barbie em 2009
Crédito da imagem: Luana Marili (Arquivo pessoal)


4º Ciclo de vida da Barbie – Declínio do produto.


Em 2013 a boneca Elza, personagem principal do filme “Frozen” da Disney, surgiu como forte concorrência comprometendo as vendas da Barbie.

Em 2014 as vendas começaram a cair no mundo todo. Além dos brinquedos concorrentes, houve mudança no comportamento do target. As crianças estavam deixando as bonecas de lado para brincar com eletrônicos.

Estratégia de marketing da Barbie 5: Campanha “Imagine as possibilidades”.


Diante de um cenário com dois anos consecutivos de quedas nas vendas chega o momento de reposicionar a marca.

A Mattel lança a campanha “Imagine as possibilidades” com um comercial onde as crianças são instigadas a descobrirem do que gostam.


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Campanha Barbie Imagine as possibilidades - 1
Crédito da imagem: Barbie.br


Mostra garotinhas interpretando veterinária, executiva, paleontóloga e técnica de futebol.

É um incentivo para que as meninas sejam o que elas quiserem ser, conforme Ruth sempre desejou que a marca fosse vista.

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Campanha Barbie Imagine as possibilidades - 2
Crédito da imagem: TwitterBarbie


Estratégia de marketing da Barbie 6: Coleção de bonecas “Fashionista”


Dando sequencia a campanha “Imagine as possibilidades”, a Mattel decidiu inovar, com uma estratégia mais ousada.

Lançou em 2015 modelos de bonecas com corpos diferentes do padrão, na coleção “Barbie Fashionista”.

A intenção era representar a diversidade feminina e conquistar uma parcela do target que não se identificada com o padrão pré estabelecido de que a Barbie tem que ser loira, ter olhos azuis e ser magra.

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Bonecas Barbie Fashionista
Crédito da imagem: Modasemlimites


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Coleção Barbie Fashionista – Parte 1
Crédito da imagem: Swedish Fashionista


A coleção tem por objetivo atrair esse novo perfil que o público infantil se tornou, mais esperto e exigente.

São 23 bonecas com 7 tonalidades de pele, 24 penteados incluindo diferentes texturas e cores, 22 cores de olhos e 3 formatos de corpo sendo alta (tall), pequena (petit) e curvilínea (curvy).

E pela primeira vez aparece a rasteirinha em substituição ao salto alto em alguns dos modelos.
Com tantos bonecas diferentes fica mais fácil das meninas acharem uma com a qual se identificam.
A coleção também conta com bonecos do Ken.

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Coleção Ken fashionista – bonecos e embalagens
Crédito da imagem: Barbie Warhol

“Há 57 anos Barbie é um reflexo do tempo. A variedade nos tipos de corpo, tons de pele e estilos permitirá que as meninas encontrem uma boneca que fale diretamente com elas”, diz Evelyn Mazzocco, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral Global de Barbie á Revista Glamour da Globo em janeiro de 2016.

Segredo do sucesso do case Barbie - Mattel

A Mattel conseguiu driblar cada obstáculo e hoje a Barbie é um case bem sucedido.
Uma boneca que faz sucesso á 58 anos e é considerada a mais famosa do mundo.
A Barbie é uma das 100 marcas de maior importância do mundo e a vale aproximadamente US$ 2 bilhões.
O segredo de todo esse sucesso se deve as estratégias de marketing bem elaboradas e aplicadas pela Mattel.
A Barbie esta no mercado a tantos anos porque a empresa teve visão voltada ao seu target, sempre foi ousada e inovadora.
Soube desenvolver estratégias em todos os estágios do ciclo de vida do produto, como por exemplo ter feito singelas alterações na logomarca da Barbie.


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Evolução da logomarca Barbie

Crédito da imagem: Slideshare Erica Santiago


É visível que a Mattel tem feito progresso e que o todo o marketing trabalhado na Barbie esta trazendo bons resultados.

Mas o desafio ainda é mudar o share of mind e posicionar a Barbie como referencia de “seja o que você quiser” e não sinônimo e uma boneca consumista, loira e magra.


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Você também vai gostar de: Ser Barbie – Uma filosofia de vida



OBS: Crédito da imagem de capa: Barbie Media.
As imagens utilizadas de terceiros foram devidamente linkadas para o site de origem. Confira o link nos créditos presente na legenda de cada imagem.

As fontes consultadas para elaboração desse artigo seguem abaixo.

Capricho, A nova campanha da Barbie empodera garotas e afirma: você pode ser o que quiser!

Uol, Barbie faz 57 anos e aposta em diversidade para bater Elsa e ampliar vendas

Revista Glamour, Bonecas Barbie ganham 3 novos tipos de corpo, 7 tons de pele e 22 cores de cabelo.


Esse post pertence as seções:
“Marketing” Descubra com Luana Marili.
“Barbie” Seja fã com Luana Marili.

Paulista. Taurina. 25 anos. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

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