17 de agosto de 2017

Carta aberta ao meu futuro chefe

Carta aberta ao meu futuro chefe 1


Essa carta é destinada aos futuros chefes, empregadores e recrutadores que buscam pelo candidato ideal que procuram por um funcionário “perfeito”. Uma carta que traz as verdades que ninguém tem coragem de dizer.



Olá futuro chefe,


“Está em busca de um funcionário exemplar, que não comete erros, adora as segundas feiras, nunca fica doente e sempre obedece a ordens sem questionar?


Então não sou a candidata ideal.


Mas se procura por uma colaboradora motivada, criativa e engajada, gostaria de me apresentar”.




Carta aberta ao meu futuro chefe - Luana Marili 2
Créditos da imagem: Luana Marili
Luana Marili.

26 anos.

Pós graduada em Marketing.

Com experiência nas áreas administrativa e de eventos.





Ainda não nos conhecemos, mas sei que em breve seremos apresentados e gostaria desde então contar-lhe um pouco como será nossa jornada juntos.

Não se preocupe, não tenho mais idade para idealizar em você o chefe perfeito, tão pouco criar expectativas improváveis de serem concretizadas.

Hoje eu só quero conversar com você. Isso mesmo, com VOCÊ. 

Que ainda não sei o nome, sexo e idade. Com você que não sei em qual empresa trabalha, mas que sei que me dará uma oportunidade e será meu futuro chefe.

Queria que soubesse que embora esteja sendo difícil, tenho dado conta lá de casa e que aprendi a me virar sozinha, mas que anseio encontra-lo logo e juntos mudarmos a face dessa história.

Porque eu nunca te vi, mas sei que você é diferente dos outros. Senti sua falta quando me perguntaram onde e com quem trabalho. Quis mencionar nossas conquistas, nossos desafios, mas eles ainda não aconteceram.

E sei que ainda pode demorar um pouco para começarmos a escrever nossa história. Meu País enfrenta uma crise séria e de proporções inimagináveis á uns anos atrás.

Diplomas Luana Marili
Créditos da imagem: Luana Marili

Fui criada com uma forte pressão da sociedade. Me diziam que se eu terminasse o colégio e em seguida me formasse em uma universidade, eu conseguiria o emprego dos sonhos.




Acreditei que iria trabalhar na agência de propaganda do Washington Olivetto, fazer um estágio no marketing da Rede Globo ou ainda ser contrata para trabalhar na empresa do Roberto Justus. Se nada disso desse certo, certamente seria recrutada para trabalhar no Google, Coca Cola ou Facebook.

Como você deve imaginar, não foi bem assim que as coisas aconteceram. Consegui bolsa de estudos em uma universidade privada, me formei com notas altas e no meu primeiro ano formada me vi desempregada.

O País começou a refletir de maneira mais brusca o impacto dessa economia incerta e os índices de desemprego não paravam de subir. Agora em 2017 somos 13,8 milhões de desempregados (até onde se sabe) e as perspectivas de melhoria não são boas.

Fui e ainda sou prejudicada por um sistema falido que boicotou meus planos de vida, por um governo que não funciona. Mas não me coloco no papel de vítima, apesar de todas as dificuldades, sou livre e minhas escolhas sempre vão me definir.

Meu futuro chefe, sei que nada do que aconteceu até agora é culpa sua. Não vou cobrar de você meus sonhos roubados, não vou depositar nas suas costas minhas velhas expectativas e nem meus novos medos. Não descontarei em você minhas antigas frustrações. Não farei nada que possa estragar a bela relação que teremos.

Você vai aparecer no momento certo, sim acredito nesses clichês. Acredito também que Deus vai dar um jeitinho de unir nossos caminhos quando chegar a hora de juntarmos nossas forças e de fazermos acontecer.

Toda essa espera vai valer a pena, esse tempo está me moldando, me tornando um pouco mais capacitada e preparada para quando você me contratar.


Você ainda não sabe mas, vai me contratar.



É você quem será meu futuro chefe.


Carta aberta ao meu futuro chefe 2
Créditos da imagem: Empregos.com

Não sou a mais inteligente, não tenho fluência em inglês, não domino photoshop e não tenho 10 anos de experiência no mercado. Mas sou a mais comprometida, e serei a mais engajada com o sucesso da empresa onde irei trabalhar.

Sou aquela que não vai ficar olhando para o relógio esperando o expediente acabar, que não ficará esperando desesperadamente pela sexta feira.

Porque quando se faz o que gosta, quando se esta comprometido com seu trabalho, você não sente o tempo passar, você não se importa em ficar um pouco mais.

Estou sempre disposta a rodar as engrenagens e colaborar com a equipe, independente de ser ou não parte das minhas responsabilidades. Ser útil é gratificante e enriquece a alma.

Mas espere um momento futuro chefe.

Antes que assine minha carteira de trabalho, saiba que estará contratando uma pessoa movida pela paixão em fazer a diferença, compartilhar conhecimentos e inspirar a capacidade criativa.

Esteja ciente que provavelmente pensarei diferente de você, terei outras perspectivas, outros ideais. E essa é a boa notícia. Deixe que eu te complete, te transborde, que eu te apresente aquilo que falta em você.

Não serei a funcionária perfeita, a essa altura da vida, sabemos que não é assim que as coisas são, que pessoas perfeitas não existem.

Permita-me expressar meus sentimentos, dizer as minhas verdades. Dê uma chance as minhas ideias malucas, me arranque da zona de conforto e me dê espaço para transformar o habitual em algo novo e diferente.

Como boa taurina que sou, vou precisar que você não me deixe sentir fome e entenda que minha irritação quando estou sem comer é culpa dos baixos níveis de serotonina.

Você não precisa se preocupar com minhas TPM, sou boazinha nesse período, nada que uma barrinha de chocolate não resolva.

Você precisa saber com quem estará lidando. Sou uma pessoa que se dedica demais, não gosto de meias palavras, serviço meia boca, coisas inacabadas. Minha maior motivação é ser autora de trabalhos bem feitos, ser responsável por ter feito a diferença.

   
Carta aberta ao meu futuro chefe - Luana Marili 4
Créditos da imagem: Luana Marili
 
ü  Sou organizada
  ü  Resiliente
  ü  Comunicativa
  ü  Comprometida
  ü  Insaciável






Prezo a pontualidade, honro com meus compromissos, mas espero que entenda que sou dependente de um sistema falho de transporte público. Em algum momento irei me atrasar e vai ter um dia que precisarei faltar para ir ao médico.

Em contrapartida, serei EU que estarei ao seu lado depois do expediente, e aos finais de semana em que você estiver em apuros, com o prazo se esgotando, clientes te cobrando e a diretoria te pressionando. E você nem vai precisar pedir minha ajuda.

Vou desmarcar com meus amigos, esquecer que estou cansada, preparar um café, talvez até pedir uma pizza e ficarei para te apoiar. Será assim nas fases mais difíceis.

Vou cometer erros, vou questionar suas ordens quando não entender as razões pelas quais me foram dadas. Nem sempre vou atingir suas expectativas e vai ter dias em que vamos nos estranhar. Não sou submissa, não exerço minhas tarefas roboticamente.

Quero entender porque e para que estou exercendo tal atividade, quero aprender como se faz, quero ter a chance de sugerir melhorias e de participar das reuniões.

Vou atender suas ligações e ouvir com atenção cada solicitação. Acalmar seus nervos, te deixar a par de tudo que esta acontecendo em sua ausência e mostrar que dou conta, que você pode confiar em mim. Serei seu alicerce quando você não puder ser o meu.

Carta aberta ao meu futuro chefe - Luana Marili 3
Créditos da imagem: Luana Marili


Quero que nosso tempo trabalhando juntos seja promissor, gratificante e repleto de cases de sucesso. Que haja reciprocidade, respeito e muita parceria em tudo que fizermos.

Espero por seu contato, ainda não conhecido, porém já, meu querido futuro chefe.


E esse é o post de hoje. Comente, Compartilhe, Recomende no G+ e se inscreva no blog.




OBS: Créditos da imagem de capa: Grupoone

As imagens utilizadas de terceiros foram devidamente linkadas para o site de origem. Confira o link nos créditos presente na legenda de cada imagem.

Esse post pertence as seções:
Minha vida - Conheça com Luana Marili.
Marketing - Descubra com Luana Marili.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

★Postagem em destaque★

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

★Mais lidas da semana★